Envolva-se proativamente com seus parceiros comerciais para planejar uma estratégia de aplicativo em nuvem alinhada com a sua infraestrutura.
O gerenciamento de uma estratégia de nuvem é uma grande responsabilidade para gerentes de aplicativos de TI. Os aplicativos em nuvem podem ser implementados com ou sem seu envolvimento. Siga essas cinco etapas fundamentais para permanecer à frente dessa questão.
- Conheça o ambiente à sua volta. Não cometa erros: o ecossistema SaaS (Software as a Service) é maior do que você imagina. Ele cresce diariamente e é alimentado por inúmeros fornecedores. O fato de uma empresa ter um website apresentável, no entanto, não significa que ofereça uma solução viável. Antes de se aventurar na computação em nuvem, procure saber mais sobre esse universo dinâmico. Busque informações e pergunte aos fornecedores: Você pode comprovar sua estabilidade financeira? Qual é seu histórico? Quais são os custos reais? “Separar fatos de ficção pode ser uma experiência verdadeiramente esclarecedora”, afirma Eric Johnson, vice-presidente de Aplicativos Globais de TI da Informatica.
- Alinhe-se a seus parceiros comerciais. Os fornecedores de aplicativos em nuvem são conhecidos por “passar batido” pelo departamento de TI e efetuar vendas diretamente para áreas de negócio. Trabalhe em conjunto proativamente para alinhar o orçamento da empresa e suas necessidades aos recursos de infraestrutura, para que você possa recomendar a solução mais funcional e econômica a todos. Reúna-se com seus parceiros comerciais regularmente para conhecer suas necessidades e tornar-se um consultor confiável.
- Crie um plano de integração de dados. Você precisará migrar seus dados corporativos para o novo aplicativo em nuvem e mantê-lo sincronizado com seus aplicativos locais. Saiba de antemão como você sincronizará os dados, quanto isso custará, quanto tempo levará e quais fornecedores e soluções funcionarão de forma ideal. Além disso, certifique-se de que todos sigam seu plano assim que você colocá-lo em ação.
- Gerencie os fornecedores de perto. Ao lidar com fornecedores de aplicativos em nuvem, lembre-se de que você está estabelecendo relações importantes. Ensine sua equipe a prestar atenção a detalhes fundamentais, como por exemplo datas de renovação de contrato, termos relacionados a preços e próximos lançamentos de produtos. Além disso, mantenha a área de compras e as áreas de negócios atualizadas, porque todos sentem o impacto de uma mudança inesperada. “Você se tornará dependente desses fornecedores”, adverte Johnson. "Observe-os e trabalhe com eles, ou acabará se deparando com uma mudança repentina relacionada ao produto ou um aumento de custo que nunca havia imaginado."
- Gerencie seus aplicativos como um portfólio. Sua empresa pediu que você investisse em aplicativos, com base em necessidades específicas. "É sua obrigação cuidar do dinheiro, investir de forma inteligente e garantir que a empresa obtenha resultados positivos", afirma Johnson. Da mesma forma que faria com qualquer portfólio financeiro, avalie regularmente seus investimentos em aplicativos para determinar se as pessoas estão usando os sistemas, se eles estão estáveis e se apresentam bom ou mau funcionamento. Se não gostar das respostas, estude mudar seu portfólio de aplicativos.
Embora o lançamento de uma estratégia de computação em nuvem possa parecer algo muito complexo, o planejamento certo pode fazer toda a diferença. Para mais orientações, leia: Cloud Integration for Hybrid IT: Balancing Business Self-Service and IT Control.
Observe seus fornecedores de nuvem e trabalhe com eles – ou acabará se deparando com uma mudança repentina na direção do produto ou um aumento de custo que nunca havia notado. – Eric Johnson, vice-presidente de Aplicativos Globais de TI da Informatica.