Controle seu orçamento por meio da padronização da integração de dados

Julie Lockner and Roger Nolan

Cansado de desperdiçar dinheiro em múltiplas soluções pontuais que desempenham tarefas idênticas de integração de dados? Centros de Competência de Integração podem ajudar.

Ninguém planeja ineficiência. As modificações podem passar despercebidas quando o negócio precisa de mudança e as equipes reagem adicionando aplicativos lentamente. É fácil perder de vista os dados que se acumulam ao seu redor.

Esse acúmulo é um subproduto de uma organização sem gerenciamento centralizado de dados. Como os projetos de integração individuais são gerenciados em interfaces pontuais diferentes, eles têm seus próprios processos estabelecidos de integração de dados. Essa redundância resulta em desperdício de tempo, dinheiro e recursos. Sem tempo e dinheiro, é difícil focar nas atividades que agregam valor ao negócio.

É aí que você entra. É seu trabalho acabar com essas práticas ineficientes.

Pense holisticamente

Reconhecer a necessidade de mudança é o primeiro passo para os processos de modificação e na introdução de eficiência. Sua próxima tarefa é se livrar das redundâncias por meio da padronização de processos. Você pode realizar isso gerenciando a integração de dados como um todo, com um Centro de Competência de Integração (ICC) ou Centro de Especialização (CE).

Pense em um ICC como uma fábrica centralizada altamente funcional que cria processos que podem ser repetidos e compartilhados entre projetos de integração de dados em toda sua organização. Qualquer proprietário de projeto, independente do que seus aplicativos fazem, pode reutilizar os blocos de construção do ICC e abordar a integração de dados de uma maneira mais eficiente.

Colha os frutos do ICC

Se usados continuamente, os princípios de um ICC podem ajudá-lo a reduzir substancialmente o desperdício em TI que ocorre quando você permite que projetos individuais executem seus próprios processos de integração. A seguir estão três maneiras de realizar isso:

  • Infraestrutura simples dos ICCs. Você realmente precisa de 26 servidores exclusivos para integração fazendo a mesma coisa? Provavelmente não. Um ICC elimina silos e fornece uma infraestrutura que pode ser dimensionada e compartilhada, para que você possa cortar os custos e a manutenção exigida pelo excesso de hardware e licenças.
  • ICCs criam rotinas comuns de qualidade de dados. Com a padronização de ferramentas e processos você pode liberar recursos, compartilhar as ferramentas e também reutilizar a lógica criada por essas ferramentas.
  • ICCs dão suporte ao aprimoramento contínuo. Você não verá todos os benefícios de um ICC no primeiro dia, mas eles evoluirão à medida que você continue a padronizar. Ferramentas intuitivas podem coletar metadados e permitir que você mesmo gerencie seus dados sem codificação. Você notará que o desenvolvimento acelera continuamente o que, por sua vez, impulsiona a agilidade da TI. Antes, uma pequena mudança de aplicativo exigia horas de ligações entre as partes interessadas, por exemplo. A padronização em um repositório de metadados central pode reduzir esse tempo a meros minutos.

A redução de desperdícios de recursos da área de TI usando um modelo de ICC pode ajudá-lo a recuperar fundos operacionais valiosos para inovar de forma mais estratégica. Ao mesmo tempo, pode ajudar a assegurar que seus aplicativos e processos sejam dimensionados adequadamente para melhorar o desempenho de uma grande organização movida por dados.

Para mais informação sobre custos-benefícios proporcionados pelos ICCs, leia o informativo Economia dos Centros de Competência de Integração.


Julie Lockner e Roger Nolan

agosto de 2013

Para líderes de aplicativos

Redundância resulta em desperdício de tempo, dinheiro e recursos. É aí que você entra. É seu trabalho acabar com essas práticas ineficientes."