Proteja seus resultados finais das armadilhas ocultas da integração de dados

Julie Lockner and Roger Nolan

Aprenda a evitar perigos ocultos em seu portfólio de aplicativos, que consomem seu orçamento e desperdiçam seus recursos.

De todos os sistemas e aplicativos que você gerencia, a integração de dados é provavelmente o maior. Poucos departamentos de TI reconhecem o quanto a integração de silos de dados está difundida. Eles podem prejudicar seriamente a eficiência, levando a custos desnecessários e ao consumo de recursos. A melhor forma de evitar o desperdício é identificar seus erros. E então parar de cometê-los.

Mude sua perspectiva

A maioria das organizações de TI gerencia projetos de integração de dados como sendo projetos individuais, ao invés de compartilhá-los como devem ser. A integração de dados costuma ocorrer em tantas interfaces dispersas e tantos projetos gerenciados separadamente que poucos especialistas em aplicativos conseguem ver o panorama geral. Consequentemente, aumentam os pontos de integração separados, que consomem um número cada vez maior de recursos.

Essa redundância aumenta inevitavelmente a pressão sobre as equipes que trabalham com aplicativos. Ao invés de potencializar um processo de integração de dados centralizado, cada equipe é forçada a debater-se com seus próprios procedimentos complexos.

"Antes que você perceba, 80% de todo seu orçamento de TI foi desviado para manutenção", diz John Schmidt, vice-presidente de Serviços Globais de Integração na Informatica. "E não sobra dinheiro para desenvolvimento estratégico ou inovação quando, na realidade, essa é sua função principal."

Foco em valor

A integração de dados é um dos aplicativos mais importantes e complexos dentro de seu portfólio. Espere descobrir não apenas as redundâncias ocultas, mas também novas oportunidades para gerar economia e valor. Você será capaz de perceber benefícios significativos e mensuráveis a partir da lógica de reutilização e da automação por meio da padronização de ferramentas de integração de dados.

Imagine que você lidera uma equipe de integração de aplicativos para uma grande corporação financeira. Após uma análise cuidadosa, descobre que a empresa está executando 30 sistemas de integração separados, com uma despesa operacional anual de 70 milhões de dólares. Muitos desses sistemas estão desempenhando tarefas idênticas e alguns não estão fazendo absolutamente nada.

E se você pudesse reduzir esses 30 sistemas a apenas um e então dimensioná-lo para se adequar às demandas da empresa? "Já vi situações semelhantes", relata Schmidt. "Você pode estar diante de uma redução de 50% nos custos operacionais."

Além disso, para eliminar ineficiências e focar os recursos em um único sistema, você precisa ver melhorias significativas no desempenho e velocidade do aplicativo. "Em outras palavras", diz Schmidt, "você não apenas poupa verba, mas consegue um sistema de integração de dados melhor."

Embora seja verdade que a diversidade de projetos de integração de dados faça do reconhecimento de impactos negativos um desafio, o efeito cumulativo ficará claro no final. "É como morrer em função de mil cortes", avisa Schmidt. "Pouco a pouco, seus recursos limitados são consumidos. Um dia, acabarão."

Você descobriu esse tipo de ineficiência e desperdício em sua empresa? Considere aplicar os princípios de um Centro de Competência de Integração para ajudá-lo a centralizar processos.

Para saber como John Schmidt vê especialistas em aplicativos gerando cada vez mais valor para os negócios, leia suas postagens em Perspectives, o blog da Informatica.

Julie Lockner e Roger Nolan

agosto de 2013

Para líderes de aplicativos

É como morrer em função de mil cortes. Pouco a pouco, seus recursos limitados são consumidos. Um dia, acabarão."—John Schmidt, vice-presidente de Serviços Globais de Integração na Informatica.