Menos estresse, mais sucesso: como envolver a empresa na estratégia de nuvem

Julie Lockner and Roger Nolan

Sua empresa não está aceitando a implementação da nuvem? O sucesso da estratégia de nuvem pode depender de suas habilidades de relacionamento.

Embora trabalhar entre pessoas seja muitas vezes mais fácil que trabalhar com elas, manter soluções alternativas causa problemas à sua estratégia de computação em nuvem. Você não quer que os executivos das áreas de negócio tomem decisões importantes sobre aplicativos sem consultá-lo, e eles não querem que você ignore os objetivos deles. A que conclusão chegamos? O departamento de TI e as demais áreas da empresa devem trabalhar juntos nas soluções em nuvem. Resolver expectativas empresariais frustradas pode ser caro e demorado para todos.

Confira cinco formas úteis de alinhar melhor todos os envolvidos para que sua empresa obtenha sucesso na computação em nuvem.

  1. Perceba que vocês estão todos no mesmo barco. A introdução da nuvem tornou a tecnologia SaaS (Software as a Service) mais acessível a todos. Reconheça que as áreas de negócio já sabem alguma coisa sobre aplicativos em nuvem. Uma abordagem proativa aproxima os dois lados no momento do planejamento, em vez de gerar discussões quando algo sai errado.
  2. Conheça a empresa. Seja proativo. Agende reuniões regularmente com as áreas de negócios para entender as necessidades delas. Faça as perguntas necessárias: Quais são as metas da empresa? Por que elas estão direcionadas para a nuvem? Quais sistemas estão sendo usados atualmente e por que não funcionam? Ao trabalhar com os executivos de negócios para entender melhor esses elementos, você os ajuda a tomar decisões mais inteligentes.
  3. Faça um balanço do ecossistema. O mercado de SaaS é como um oceano – vasto, agitado e, muitas vezes, enganoso em sua profundidade. É sua obrigação conhecer as pessoas e os produtos de SaaS importantes para poder orientar os executivos a tomar decisões mais inteligentes. Essa é principal forma do departamento de TI fornecer valor à empresa.
  4. Seja um consultor confiável. Ao abrir canais de comunicação e demonstrar seu valor e conhecimento, você instintivamente se torna referência quando surgem novas necessidades. Esteja preparado para sugerir o uso de aplicativos específicos quando um executivo de marketing disser que deseja aumentar os opt-ins em quatro por cento. Ninguém odiará você por ser proativo.
  5. Prepare-se para enganos. Cedo ou tarde, você terá que lidar com soluções de SaaS que uma área de negócio comprou sem sua orientação. Respire fundo e avise a todos que você ajudará a administrar o problema para chegar a um bom desfecho. Talvez seja possível encerrar o aplicativo imediatamente ou adaptá-lo até o contrato expirar. Independentemente do que fizer, ofereça opções. É assim que você cria uma relação. É também como você ensina os executivos que evitam interações com a equipe de TI muito provavelmente apenas por medo de ouvirem "não". Seja uma organização do "sim", disposta a colaborar.

Julie Lockner e Roger Nolan

19 de julho de 2013

Para líderes de aplicativos

É sua obrigação conhecer as pessoas e os produtos de SaaS importantes para poder orientar os empresários a tomar decisões mais inteligentes. ”