Faça de seu maior aplicativo o menos visível

John Schimidt

Se CRM, ERP e folha de pagamento não são os maiores aplicativos em sua organização, então qual é? Siga os dados para a resposta.

Se um aplicativo é medido pela quantidade de recursos que consome e por seu escopo, migração de dados e ferramentas de integração aparecem no topo. Isso está se tornando cada vez mais claro à medida que as organizações se empenham para conectar uma gama de sistemas díspares dentro e fora da corporação e para integrar volumes crescentes de diferentes tipos de dados.

Chefes de departamento geralmente veem os aplicativos individuais que são usados em suas áreas como os mais importantes. Executivos de vendas e marketing, por exemplo, classificariam o CRM como primordial. Se você tiver uma perspectiva mais ampla de sua organização, pode contra argumentar que um sistema tão abrangente e complexo como o planejamento de recursos empresariais (ERP) deve ser o maior aplicativo ou suíte de aplicativos. Afinal de contas, cobre vários departamentos e abrange aplicativos de negócios críticos como folha de pagamento e CRM.

Embora esses aplicativos individuais gerem uma quantidade enorme de dados a cada segundo todos os dias, os sistemas que gerenciam os dados gerados os superam em tamanho. Ainda assim, os sistemas de migração e integração de dados não são apenas maiores devido ao volume de dados que gerenciam. Provavelmente, também geram mais valor pela agregação e correlação de dados díspares para formar novas informações.

Exaustão de dados

Outros fatores contribuem para a explosão de dados. O uso de dispositivos móveis cresce a uma taxa exponencial, assim como os dados associados de aplicativos móveis que os desenvolvedores criam em resposta à demanda. As plataformas de mídia social são igualmente responsáveis, com os usuários gerando um bilhão de tweets a cada 72 horas e postando mais de 35% das fotografias do mundo no Facebook.1

Essas soluções pontuais que proliferam se conectam aos seus próprios data warehouses e também a outros. Como os projetos de integração de dados em silos tendem a ser a regra, a quantidade de desperdício resultante de dados e esforços redundantes também explode. A ausência de propriedade ou responsabilidade centralizada para a movimentação e integração dos dados somente agrava o problema.

Força invisível

As organizações que gerenciam eficazmente todos esses dados podem afirmar que usam os "maiores aplicativos"? Não necessariamente. Se gerenciados de forma correta, as ferramentas de migração e integração de dados devem ser transparentes. Os usuários de negócios, por exemplo, estão preocupados apenas com a disponibilidade de dados claros e consistentes no contexto do processo apropriado, não de onde eles vêm.

As ferramentas de migração e integração de dados chamam a atenção quando são ineficientes, inflam orçamentos sem prover valor ou quando estão ausentes. As empresas que não tiram vantagem de ferramentas centralizadas de migração e integração de dados estão perdendo grandes oportunidades. Implementar um sistema de integração de dados central economizará dinheiro, reduzirá riscos, acelerará o ritmo de mudança e aumentará a produtividade dos funcionários. E essas vantagens se traduzem em valor para os clientes.

Data warehouses e sistemas analíticos que podem processar dados rapidamente e com uma relação favorável entre custo e benefício gerarão maior valor dos negócios à medida que a quantidade de dados continuar a crescer. Para mais informação, leia O futuro da integração de dados, que detalha a próxima geração dos processos de integração de dados.

Recursos do artigo

  • 1Rick Smolan e Jennifer Erwitt, The Human Face of Big Data, Novembro de 2012.

John Schmidt

agosto de 2013

Para arquitetos

As plataformas de mídia social são igualmente responsáveis com os usuários gerando 1 bilhão de tweets a cada 72 horas e a postagem de mais de 35 por cento das fotografias do mundo no Facebook."