Aprenda a partir de sua própria experiência e a da Disney, não deixando nada ao acaso e tudo para os dados.
Nos parques temáticos da Disney nada é tido como certo ou deixado ao acaso. A empresa trabalha duro para criar uma "experiência" perfeita para seus 121 milhões de visitantes1 a cada ano. Muito de seu sucesso pode ser atribuído ao fato de que a Disney trabalha com o conceito de melhoria contínua, um princípio básico da integração enxuta. Testa diligentemente e desafia todas as suposições, aprendendo e mudando à medida que é necessário.
A Disney se apoia em anos de dados coletados pela medição de tantas variáveis quanto possível, institucionalizando esses resultados. Portanto, sabe quando os gargalos devem acontecer, razão pela qual eles raramente acontecem.
Observe e aprenda
Como uma equipe e uma organização, você deve ser capaz de aplicar o mesmo princípio de melhorias contínuas aos seus projetos de integração e solicitações de mudança. Comece com a identificação do perfil. Identifique fatores e objetivos finais comuns entre os projetos. Compare-os com aqueles de projetos anteriores, avalie os sucessos obtidos e veja quanto conhecimento você pode aplicar. E antes de seguir em frente, teste suas suposições.
Você estará fazendo um grande investimento em eficiência futura se estiver atento à identificação do perfil dos dados e processos de validação. E agregará ainda mais valor se seu processo de documentação for eficaz. Você terá dados objetivos para orientar suas decisões e estimativas quando verificar as solicitações de mudança. E estará melhorando continuamente o processo.
Verificação da realidade
As solicitações de mudança diferem em termos de escopo, complexidade e intensidade de recursos e geralmente incorrem em quatro categorias:
- solicitações de usuários de negócios que podem obter o que querem configurando um relatório existente, com alguma ajuda de um especialista;
- solicitações de usuários de negócios que pedem ajuda a um administrador de BI ou um usuário sênior para configurar metadados visando, por exemplo, adicionar uma certa métrica ou atributo;
- solicitações para adições ao modelo de dados ou para extrair, transformar, carregar (ETL) lógica;
- solicitações para uma nova extração de dados ou uma nova área temática a ser adicionada ao data warehouse.
Para avaliar quanto tempo levará para atender a essas solicitações, o que priorizar e quais fatores você precisará mensurar, você precisará saber:
- quais usuários de negócios estão fazendo a solicitação e por que;
- o que a mudança proposta faria e o que significaria para os negócios;
- como essa solicitação específica se compara a outras no contexto dos objetivos de curto e longo prazo dos negócios.
Com identificação de perfil consistente, sucesso nos testes e conhecimento de metadados você será capaz de acrescentar automação com um grau maior de confiança. E isso, por sua vez, aumentará a velocidade com a qual você será capaz de mover a organização como um todo na direção da melhoria contínua.
Para saber mais sobre o papel da melhoria contínua, leia o informativo "A próxima geração de integração de dados: Transformando o caos dos dados em resultados inovadores."
Recursos do artigo
- 1Themed Entertainment Association, "2011 Global Attractions Attendance Report," 2012
Quanto mais atento você for na identificação do perfil de seus dados e nos processos de validação, além de meticuloso em sua documentação, maior será o investimento em eficiência futura."