Permaneça eficiente e inflexível na qualidade, custo e velocidade, mantendo limpo seu processo de integração de dados.
As empresas estão constantemente tentando aproveitar ao máximo os dados para obter uma vantagem estratégica. Como resultado, sistemas de TI que já são complexos estão se tornando sobrecarregados, ciclo após ciclo de integração de dados. Os desenvolvedores têm que encarar ambientes desorganizados, repletos de subprodutos da integração. Em vez disso, os administradores podem realizar o processo de integração de maneira saudável. Instituindo princípios de integração enxuta (Lean Integration), eles podem eliminar a sobrecarga tanto dos desenvolvedores, quanto do desenvolvimento.
O gerenciamento enxuto começou como um princípio de manufatura no chão de fábrica dos Sistemas de Produção Toyota. Ele se tornou famoso por sua capacidade de reduzir o desperdício e aumentar o valor do cliente. Ele evoluiu para abranger processos, padrões, tecnologia e recursos. Empresas de muitos setores o utilizam agora para maximizar a eficiência e garantir desenvolvimento contínuo. Ambientes livres de complexidade e resíduos são também mais fáceis de compreender e apoiar.
Em seu livro Lean Integration: An Integration Factory Approach to Business1, o vice-presidente dos Serviços de Integração Global da Informatica, John Schmidt, e o vice-presidente de Estratégias de Produto -Escritório de CTO, David Lyle, afirmam que: "A integração enxuta faz com que a integração deixe de ser uma arte para se tornar uma ciência, com uma metodologia repetível e passível de ser ensinada, que altera o foco da integração como uma atividade pontual no tempo para uma sustentável, que permite a agilidade organizacional. Este talvez seja o maior valor da Integração Enxuta, a habilidade do negócio de mudar rapidamente sem implicar em riscos para a TI ou comprometer a qualidade; em outras palavras, levar uma organização beirando o caos a se tornar uma empresa ágil e orientada por dados”.
Sua organização não pode realizar essa transformação sem instituir um ciclo contínuo de tarefas essenciais:
- identificar e remover dados não usados, desatualizados ou duplicados, bem como os resíduos resultantes desses processos;
- organizar e classificar objetos de modo coerente com os negócios;
- monitorar e resolver problemas à medida que surgem;
- aperfeiçoar continuamente o processo por meio da filtragem de componentes indesejáveis;
- institucionalizar o processo de modo que os desenvolvedores cheguem a soluções inovadoras para os problemas, em vez de se afogar em meio a eles.
Esse processo deixa o "chão de fábrica" livre para os futuros desenvolvedores, em vez de fazer com que eles transitem em meio a inutilidades, em busca de algo aproveitável. Do contrário, você terá desenvolvedores irritados, presos em um ciclo de busca e limpeza de metadados gerado continuamente pelas tarefas de integração em curso.
Curioso sobre quão bem sua organização está indo? Avalie a competência de sua empresa em sete categorias de integração enxuta e compare suas práticas com as de outras organizações participando do Diagnóstico de Avaliação de Maturidade da Integração Enxuta.
Administradores podem tornar sensato o processo de integração. Instituindo princípios de integração enxuta, eles podem eliminar a sobrecarga tanto dos desenvolvedores, quanto do desenvolvimento.
Recursos de artigos
- 1 John G. Schmidt and David Lyle, “Lean Integration: An Integration Factory Approach to Business,” Addison-Wesley Professional, 2010.
Administradores podem tornar sensato o processo de integração. Instituindo princípios de integração enxuta, eles podem eliminar a sobrecarga tanto dos desenvolvedores, quanto do desenvolvimento.”