Os analistas de negócios são subutilizados e isso pode ser sua culpa. Os analistas mais eficientes trabalham em todo o negócio. Antes de investir alto em especialistas de dados, estimule seus analistas a liberar o potencial das informações.
Nas melhores organizações, os analistas de negócios são a ligação entre os profissionais das áreas de negócios e a os de TI. Eles impulsionam as análises, a otimização nos processos de negócios, o gerenciamento de dados mestres, o controle e a administração e governança de dados. Em outras palavras, eles estão em um canto obscuro da organização, tentando adivinhar os principais motores do negócio.
Quais são as principais responsabilidades e habilidades dos seus analistas de negócios?
Em média, os analistas de negócios desempenham pelo menos 3,7 papéis, de acordo com o TDWI. Esses papéis, frequentemente, possuem uma natureza tática. Embora a amplitude do papel seja importante, não é suficiente. Os analistas de negócios bem-sucedidos afirmam que a profundidade do conhecimento nos processos de negócios de suas organizações e os conhecimentos sobre a estratégia organizacional geral são significativamente mais importantes.
Acreditamos que as organizações podem obter um retorno maior sobre o investimento cultivando habilidades e expandindo os papéis estratégicos dos analistas de negócios.
Faça a si mesmo as seguintes perguntas.
- O seu analista de negócios é a pessoa indicada para as estratégias de gerenciamento de informações?
- Ele(a) tem conhecimento das iniciativas chave em planejamento estratégico?
- 3. Que papel ele (a) desempenha nessas iniciativas?
- Você investe em treinamento cruzado, certificações e incentivos para ajudar os analistas de negócios a alcançar seu potencial como incentivadores chave das iniciativas de negócios?
- Você possui um programa de rotatividade para que os analistas de negócios adquiram experiência multidisciplinar?
Se respondeu não a qualquer uma dessas questões, você provavelmente está deixando oportunidades para trás.
A experiência e o projeto organizacional fazem a diferença
Os melhores analistas de negócios surgem do negócio. São pessoas de dentro da organização, com perspicácia, faro para dados e visão para otimizar processos. Eles buscam as melhores práticas e procuram aplicá-las em toda a empresa.
Infelizmente, muitos analistas de negócios estão focados em uma única área funcional (como vendas ou operações). Além disso, eles normalmente são generalistas, sem experiência direta nos negócios. E também enfrentam múltiplas responsabilidades. Essas responsabilidades incluem relatórios, definição e gerenciamento de requisitos, otimização dos processos de negócios, implementação de aplicativos na empresa, migração e atualizações, além de armazenamento de dados e projetos de BI.
Adicionalmente, muitos desses analistas se reportam à área de TI. Observe a desconexão: enquanto muitos analistas de negócios se reportam à TI, a organização valoriza mais seu conhecimento de negócios do que seu conhecimento técnico.
O que você pode fazer?
- Avalie o conhecimento técnico e de negócios dos seus analistas de negócios. Desenvolva programas de rotatividade e aprendizado para alcançar um equilíbrio ideal no conjunto de habilidades.
- Estabeleça fóruns de mentores e comunidades sociais colaborativas. Essa é uma boa maneira de agrupar profissionais dedicados aos negócios e à TI para que compartilhem as melhores práticas recomendadas.
- Considere fazer um rodízio dos funcionários de destaque entre as áreas de negócios e de TI. Isso realçará o valor de cada um deles e permitirá que o conhecimento prático seja aplicado às suas funções.
- Desafie o modelo organizacional. Considere estabelecer um lugar no seu quadro estratégico com a mudança da função do analista de negócios na sua empresa..
O analista de negócios é um dos heróis não reconhecidos da empresa. Ele(a) deve demonstrar uma combinação perfeita de perspicácia técnica e de negócios. Adote medidas hoje para assegurar que ele(a) possua a experiência e a orientação para alcançar o equilíbrio.
Recursos de artigos
- 1The Data Warehousing Institute, “TDWI 2013 Salary, Roles, and Responsibilities Report”, março de 2013.