Simplesmente coletar dados não é suficiente. Você deve fazer com que eles cheguem às pessoas certas no momento certo, enquanto são recentes o suficiente para ser úteis.
Os dados são fundamentais para o sucesso de uma empresa - dados sobre clientes, produtos, receita e cada aspecto dos negócios. Você pode usá-los para trabalhar melhor, mais rápido e de forma mais inteligente. O truque é descobrir como entregar os dados certos às pessoas certas e de maneira oportuna. Se os dados não são recentes, perdem valor e relevância.
"Empreendemos um esforço enorme tentando coletar dados de várias fontes para entregá-los nas mãos das pessoas. O foco tende a ser apenas em obter a informação e pontualidade não é a prioridade que deveria ser", diz Kristin Kokie, vice-presidente de serviços estratégicos corporativos de TI da Informatica.
"O valor dos dados tem uma correlação direta com tempo. Você deve obtê-los no momento certo para que possam ser consumidos a tempo de causar um impacto nos negócios", diz ela.
Fadiga dos dados
De todas as formas que dados bons podem se tornar corrompidos, a perda de relevância devido à idade é uma das mais desafiadoras e mais frequentemente ignoradas. Os dados podem ter sido perfeitamente precisos e úteis quando você os capturou, mas os aspectos quase sempre mudam com o tempo. Isso pode acontecer com qualquer tipo de ponto de dados, como os descritos a seguir:
- Informação de contato do cliente: endereços, números de telefone e endereços de e-mail podem mudar com frequência.
- Idade do cliente: a única maneira de rastrear a idade de uma pessoa de forma confiável é capturar a data de nascimento.
- Receita da empresa: como a receita total muda a cada ano, você também deve capturar a data do relatório financeiro para manter sua relevância.
- Efetivo da empresa: o número de funcionários em qualquer empresa é uma informação variável, tornando necessário um dado associado.
- Hierarquia/dados de relacionamento: mudanças como pacotes de produtos descontinuados ou a cisão de uma subsidiária alteram relacionamentos de dados.
Requisitos de momento certo
Como a pontualidade é muito importante, você pode se sentir pressionado a entregar todos os dados em tempo real, mas isso é impraticável - se não for impossível. Ao invés disso, desenvolva com seus parceiros de negócios os requisitos de momento certo para o conjunto de dados que gerencia e os inclua no acordo do nível de serviço (SLA).
"Muitos usuários de negócios sentem que precisam de dados contínuos em tempo real. Mas isso é caro e, na realidade, aqueles que realmente precisam de dados em tempo real são uma porcentagem significativamente pequena em relação às massas," diz Kokie. "Parte do trabalho do gerente de informações é adiar e desafiar requisitos de latência. Desafie seus usuários de negócios a dar a você os requisitos de momento certo, não requisitos de tempo real."
Para determinar os requisitos de momento certo, questione a variedade de cenários de uso dos negócios para cada conjunto de dados. Pergunte qual são os requisitos de latência e novidade por que isso afeta diretamente a percepção de qualidade em seus dados. Eles podem ser precisos, mas se você não entregá-los rápido o suficiente e se não forem recentes o suficiente, será simplesmente uma perda de tempo.
Muitas opções estão disponíveis para ajudar a enfrentar esses desafios. Veja essa apresentação para saber mais.
Parte do trabalho do gerente de informações é adiar e desafiar requisitos de latência. Desafie seus usuários de negócios a fornecer a você os requisitos de momento certo, não os requisitos de tempo real." - Kristin Kokie, vice-presidente de serviços estratégicos corporativos de TI da Informatica