Transforme uma iniciativa em migração de dados de aplicativo em um piloto de governança de dados

Rob Karel

Transforme a migração de dados de aplicativos em algo mais do que simplesmente mover dados antigos para um sistema novo. E faça dessa migração uma oportunidade para mostrar o valor em potencial de um programa de governança de dados.

Como parte essencial de qualquer nova implantação de aplicativos corporativos ou atualização de sistema, uma migração de dados pode realizar muito mais que a simples transferência de dados. Use-a como oportunidade para melhorar a qualidade dos dados existentes e aplicar padrões novos e mais elevados ao poder da informação em sua organização. Uma migração também pode ser um piloto ideal para um programa de governança de dados.

A governança de dados é uma disciplina em evolução. Tem como objetivo dar às organizações o controle sobre a qualidade e segurança de seus dados pela aplicação consistente de processos e métodos padronizados.

Programas de governança devem focar em:

  • melhorar a qualidade de dados;
  • proteger dados sigilosos;
  • encorajar o compartilhamento de informações;
  • prover dados críticos para os negócios;
  • gerenciar a informação por meio de seu ciclo de vida.

"Aqui está o problema com muitos dos esforços de migração de dados: frequentemente você move dados corrompidos de seu ambiente legado para o seu sistema novo e reluzente", diz Rob Karel, vice-presidente de estratégia de produtos da Informatica. "Antes de migrar dados para um novo aplicativo, você deve questionar quais dados devem ser inseridos em um ambiente novo e limpo."

Karel sugere a aplicação de regras de limpeza de dados, com a reconciliação de duplicidades e o saneamento de dados órfãos ou não utilizados como um bom primeiro passo na direção de padrões de governança de dados.

"Como o suporte para a governança de dados pode ser evasivo, geralmente é necessário um conjunto útil de passos concretos para dar o pontapé inicial", diz Karel. Ele recomenda o uso dos oito passos a seguir, como destacado pela TDWI Research, para lançar um programa de governança de dados com sua próxima migração de dados.

  1. Aprenda técnicas de qualidade de dados e aplique-as. A qualidade de dados é uma coleção de técnicas e práticas que podem contribuir substancialmente para o sucesso de seus esforços de migração de dados.
  2. Faça o perfil dos dados no início do processo e com frequência. Os dados de identificação de perfil dão a você uma base para o estabelecimento de padrões para a qualidade dos dados, modelos, arquitetura e regras de uso para o seu novo sistema.
  3. Desenvolva um glossário de negócios enquanto prossegue. Um glossário de negócios cataloga os dados e suas características. Defina os dados tanto de seu sistema legado quanto do novo em termos de como os negócios os usarão.
  4. Use métricas de qualidade de dados: para melhorar os dados continuamente e também para governar o ciclo de vida dos dados antes e depois da migração.
  5. Corrija os dados que estão fora de conformidade. Use ferramentas que permitam aos responsáveis pelo gerenciamento de dados mitigarem automática e manualmente os problemas de conformidade dos dados durante a execução.
  6. Governe os dados em tempo real por meio de validação e verificação. Quando seu sistema novo estiver pronto e em execução, monitore as informações críticas continuamente para garantir que seus dados continuem em conformidade com suas políticas e padrões de governança de dados.
  7. Use técnicas de controle e administração para alinhar a governança de dados com os objetivos de negócios. Os responsáveis pelo gerenciamento de dados são fundamentais por que essa função facilita a comunicação entre as áreas de negócios e as equipes de tecnologia.
  8. Colabore enquanto governa. Uma equipe interfuncional deve determinar quais dados da migração devem ser governados e como. Nem todos os dados tem a mesma importância.

Veja o Relatório de checagem da TDWI completo para conhecer mais sobre essas etapas.

Aqui está o problema: você está movendo dados corrompidos de seu ambiente legado para o seu sistema novo e reluzente. Você deve questionar quais dados devem ser inseridos em um ambiente novo e limpo." - Rob Karel, vice-presidente de estratégia de produtos da Informatica