Visualize o Big Data por um novo prisma

Rob Karel

Um projeto bem-sucedido de Big Data pode ser um grande ganho para sua organização e para sua carreira. Porém, se você se focar nas prioridades erradas, o seu projeto estará acabado antes mesmo de começar. Priorizar a veracidade, a visualização e o valor dos dados é a chave para o sucesso.

Pergunte a qualquer pessoa quais são os desafios para um projeto de Big Data e você ouvirá uma resposta tão comum que é quase um clichê: volume, velocidade e variedade. Os três "Vs" se tornaram praticamente um sinônimo de Big Data, e parece que todos, do CEO para baixo, estão focando sua estratégia neles. Embora sejam desafios legítimos, o valor estratégico de longo prazo do Big Data não será extraído desses três primeiros “Vs”. Há outros “Vs” que fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Assim como o e-commerce mudou os fundamentos dos negócios para sempre, os líderes de TI devem impulsionar a mudança, priorizando o Big Data de um modo totalmente novo. Volume, variedade e velocidade são preocupações legítimas, mas elas abordam principalmente as necessidades dos especialistas e desenvolvedores. Mas Big Data promete mais do que apenas eficiência de TI e economia de custos; ele é um caminho para um conhecimento maior e para obter vantagem competitiva. Portanto, você não deveria se focar na utilidade para os negócios, em vez de nas características técnicas?

Os novos três “Vs” que os líderes de TI devem garantir e incentivar

Big Data deixará de ser interessante, priorizado e dinâmico aos negócios caso os próximos três "Vs" não sejam adequadamente ordenados e integrados em qualquer estratégia de Big Data (independente do uso a que se destine):

  • Veracidade. Se sua organização é como a maioria, já investiu muito para assegurar a confiabilidade de seus dados. A introdução do Big Data não deve jogar essa confiabilidade pela janela. Os conhecimentos extraídos de qualquer análise de Big Data devem ser confiáveis e usados em contexto para quaisquer decisões de negócios ou atividades nos quais se baseiam.
  • Visualização. O acesso a Big Data é uma coisa. Sua propagação para sua utilização em todo o negócio é outra. A variedade entra no cenário, particularmente quando se considera como irá torná-la acessível e utilizável por aqueles que precisam dela. Certifique-se de que você não apenas oferece Big Data para aqueles que precisam, mas também se assegure de que o Big Data possa ser utilizado em todo seu potencial, com funcionalidades altamente flexíveis, configuráveis e fáceis para o usuário.
  • Valor. Para qualquer investimento em tecnologia, o momento decisivo é quando você claramente articula e comprova o impacto do investimento nos negócios. Foque-se no valor máximo que sua iniciativa de Big Data irá trazer ao negócio. Construa um case atraente, que demonstre como investimentos em Big Data podem aumentar a receita, melhorar a eficiência e reduzir custos (tanto para os negócios como para as operações de TI), além de reduzir riscos, melhorar a satisfação e a fidelidade dos clientes ou diferenciar estrategicamente o seu negócio dos concorrentes. É dessa forma que o Big Data sairá do conjunto de projetos piloto para a adoção geral em todas as organizações.

Alcance o sucesso com sua iniciativa de Big Data jogando a sabedoria convencional pela janela e visualizando-o por um novo prisma. Em seguida, utilize uma abordagem comprovada em Big Data para assegurar que você está impulsionando o valor real dos negócios e se posicionando no centro da próxima transformação estratégica de negócios em sua organização. Leia esse white paper do especialista em Big Data da Informatica John Haddad, intitulado “The Safe On-Ramp to Big Data”.

Assim como o e-commerce mudou os fundamentos dos negócios para sempre, os líderes de TI devem impulsionar a mudança, priorizando Big Data de um modo totalmente novo.”