Não importa o quanto sua equipe de TI seja bem-sucedida e como sua mensagem foi bem redigida, divulgar o departamento de TI à sua organização é um desastre em potencial.
Os CIOs têm divulgado rotineiramente o departamento de TI para o resto de sua organização. Relatórios anuais cheios de métricas impressionantes ajudaram a desmistificar e destacar a contribuição da TI para o sucesso de uma empresa. Mas agora, como os executivos entendem cada vez mais de tecnologia e compreendem plenamente o papel que a tecnologia desempenha na estratégia empresarial, a TI pode não se beneficiar do marketing interno.
"Todo mundo tem uma opinião sobre TI, boa ou má ou indiferente", diz Tony Young, CIO da Informatica. "Divulgar a TI só serve para aumentar os sentimentos, especialmente os ruins. Se você fizer propaganda de si mesmo, coloca um alvo nas suas costas."
Campanhas negativas
Em algumas organizações, os funcionários desenvolvem má vontade em relação à TI por causa da percepção de expectativas não atendidas, frustração com projetos e redes sociais lentos, por exemplo. Divulgar seu departamento de TI pode facilmente exacerbar essas opiniões negativas. Os materiais de divulgação tendem a focar no passado, alardeando projetos antigos e acordos no nível de serviço cumpridos (SLAs). Sua equipe executiva quer ver a contribuição que seu departamento de TI está dando agora e como isso agregará valor à organização no futuro.
Chamar a atenção para a sua área de TI também pode levantar perguntas que você preferiria evitar. Se sua organização está enfrentando problemas com orçamento, a autopromoção em folhetos e brochuras inevitavelmente levantará questões sobre como a TI tem dinheiro para gastar em esforços de marketing interno.
Young acredita que os CIOs que divulgam os esforços da TI arriscam parecer tolos e desconectados com todos na organização. "Pode parecer uma boa ideia, mas irritará sua audiência, é perda de dinheiro e antiquado", diz ele.
Esclareça o valor futuro
Comunique a seus parceiros de negócios que seu departamento de TI está fazendo mais do que apenas seu trabalho. Fornecer o status de vários SLAs é o requisito mínimo. Você pode conectar suas entregas de TI às iniciativas de negócios estratégicos e aos objetivos da empresa, falar sobre o futuro e contar à equipe executiva como sua equipe de TI pode tornar os negócios mais estratégicos. Use exemplos específicos para enfatizar como é possível enfrentar os desafios atuais.
"Diga a eles o que está errado e o que você está fazendo para corrigir", diz Young. "Eles têm muita coisa chegando até eles e muito pouco tempo para ler seu material. Você pode conseguir alguma ressonância se for muito claro e conciso."
Promover a TI para a organização pode ser muito perigoso para o CIO. O único marketing que você deve fazer é dentro de seu próprio departamento, para construir a cultura e erguer o moral da equipe. Fora disso, o marketing mais eficaz que a TI pode fazer é simplesmente executar seu trabalho e entregá-lo pontualmente e dentro do orçamento, além de ajudar a inovar nos negócios.
Leia "O CIO situacional" para ver por que os CIOs ainda precisam focar nas táticas de TI enquanto equilibram o envolvimento estratégico.
Todo mundo tem uma opinião sobre TI, boa ou má ou indiferente. Divulgar o TI só serve para aumentar os sentimentos, especialmente os ruins. Se você fizer propaganda de si mesmo, coloca um alvo nas suas costas." - Tony Young, CIO da Informatica