Use o Big Data para moldar o futuro de sua empresa – pois, se não o fizer, seu sucessor o fará.
CIOs normalmente confundem o que é urgente com o que é mais importante para a empresa. Claro, sua equipe de TI precisa garantir que o servidor de e-mails esteja ativo e que as transações de comércio eletrônico estejam sendo processadas, mas o CEO precisa mais de você do que apenas reagir a emergências técnicas.
“Você é um diretor de informações, não um gerente de aplicativos”, adverte Tony Young, CIO da Informatica. "O motivo é que todos querem as informações. No mundo dos dados, a empresa entende essa questão, mas não acredito que o departamento de TI internalize isso", afirma.
O departamento de TI tem a capacidade exclusiva de fornecer à empresa as informações de que ela precisa para prosperar no mercado. O crescimento colossal em volume, complexidade, diversidade e velocidade dos dados pode fazer com que as iniciativas de Big Data pareçam intimidadoras. Isso é particularmente verdadeiro se sua organização ainda não tiver firmeza para lidar com dados "tradicionais". Porém, você não precisa ter uma estrutura perfeita de informações para começar a trabalhar com Big Data. Precisa apenas pensar estrategicamente.
Como CIO, você precisa ser o parceiro de inovações do CEO, que oferece o que é realmente importante para a empresa. A implementação de uma estratégia de Big Data permite que você use as informações para obter vantagem competitiva e diferenciar sua organização da concorrência.
"Acredito que o desafio do Big Data é como a notória analogia de trocar os pneus de um carro em movimento. Talvez você não tenha um programa de governança de dados. Talvez qualidade de dados não seja parte de seu vocabulário", afirma Young. "É nosso desafio de liderança resolver os problemas organizacionais e de maturidade processual. Como na maioria dos casos, você começa pequeno e com um problema bem definido. O mais importante é dar o primeiro passo", sugere.
Seja um líder de TI e um parceiro de negócios
O Big Data resolve os problemas empresariais, não os de tecnologia. Em vez de assumir sozinho a iniciativa de implementar o Big Data, recrute um parceiro de negócios que possa ajudá-lo a entender um problema único que o Big Data pode resolver para sua empresa. Esse é um bom começo, e chamará a atenção de seu CEO.
Entretanto, seus colegas de trabalho – ou até mesmo seu CEO – talvez ainda não saibam como os dados podem ajudá-los a operar e melhorar os negócios. Como CIO, é sua obrigação orientar a empresa e abrir caminhos para uma estratégia de Big Data.
"A principal habilidade de um CIO moderno é sua capacidade de vender. Vender suas ideias sobre os elementos que realmente geram impacto sobre os negócios", afirma Young. "Se você é o CIO, tem a oportunidade de 'vender' a ideia de Big Data para seu CEO e conseguir o investimento.".
O CIO bem-sucedido convencerá o CEO sobre a iniciativa do Big Data, pois ele tornará a empresa mais inovadora, conduzindo-a para maior produtividade, e a tornará mais ágil, permitindo que ela cumpra seus objetivos. De outro modo, diz Young, "se você não perceber isso, seu substituto o fará".
Para saber mais sobre o papel do CIO na condução da mudança para o Big Data, leia as publicações de Tony Young “Leverage Big Data or Go Out of Business” e “Big Data in India" em seu blog.
Os problemas organizacionais e de maturidade processual. Como na maioria dos casos, você começa pequeno e com um problema bem definido. O mais importante é dar o primeiro passo. – Tony Young, CIO da Informatica "