Três dicas para interagir melhor com seus clientes em redes sociais

Darren Cunningham

Não ignore a importância de uma base sólida de dados dos clientes para melhorar a forma como sua empresa interage com eles nas redes sociais.

Graças às mídias sociais e outros fóruns on-line, os clientes podem agora trocar opiniões rápida e facilmente de uma forma que nunca puderam fazer antes. Você pode tirar vantagem da inovação para interagir com eles da mesma forma. Desenvolva uma estratégia contínua em redes sociais que permitirá a você influenciar e informar não apenas os clientes atuais, mas também os clientes futuros.

De acordo com Jonathan Block, diretor vice-presidente de práticas de tecnologia na consultoria SiriusDecisions, "costumamos ver organizações terem uma elevação de 30% nas taxas de resposta quando usam mídias sociais apropriadamente1.”

Mas como você garante que está capitalizando nas redes sociais? O segredo é interagir com seus clientes antes que eles tenham tomado suas decisões. De acordo com Block, a mídia social é mais valiosa para profissionais de marketing e clientes em potencial nos últimos estágios do funil de compra, quando os prospects consultam seus conhecidos sobre fornecedores e opções de produtos.

Aqui estão três dicas para seguir na a direção certa:

  1. Obtenha uma visão em 360 graus de seu cliente. Não se apoie em apenas uma fonte de dados. Executivos de marketing e vendas com pensamento inovador reúnem múltiplas fontes de dados para suas campanhas. A ideia de uma "visão em 360 graus do cliente" não é nova. Mas agora existe a tecnologia para aproximação por meio da integração de dados provenientes de equipes de toda a organização.

    É importante saber quem é seu cliente pela integração de seus sistemas internos e pela disponibilização imediata de dados às suas equipes de vendas e marketing. Sem os dados para criar uma estratégia fundamentada para vendas e marketing, você só pode torcer pelo sucesso.
  2. Camada sobre os dados nas redes sociais. Complete sua visão em 360 graus do cliente integrando dados substanciais obtidos por meio de sites sociais em seu sistema CRM, para capturar o sentimento dele. Unifique sua perspectiva incluindo todas as plataformas que seus clientes costumam usar para interagir com você.

  3. Construa dados confiáveis para uma análise de prognóstico. As previsões são tão boas quanto os dados usados para gerá-las. Tire vantagem de uma visão holística dos clientes para analisar e prever o que e como vender a eles. Use dados históricos para rastrear compras e medir os níveis de satisfação. Identificar as necessidades atuais dos clientes pode ajudar você a antecipar suas necessidades futuras e a verificar quais campanhas, as tradicionais ou as sociais, serão mais eficazes em ofertas relevantes de vendas cruzadas ou adicionais.

Uma estratégia de mídia social bem-sucedida pode transformar seus esforços de vendas e marketing. Você pode reagir rapidamente a alertas sobre opiniões negativas. Pode monitorar palavras chave e desbloquear oportunidades potenciais de vendas. E, ao identificar as redes sociais favoritas de seus clientes, pode determinar a melhor maneira de alocar seu orçamento de marketing.

É fácil ficar animado com as oportunidades proporcionadas pelas redes sociais. Entretanto, não negligencie seus esforços internos para compartilhar dados em sua organização. Use os dados sobre seus clientes em seu sistema CRM para construir uma base. Sem isso, os dados provenientes das interações sociais não podem contribuir para sua visão em 360 graus do cliente.

Para obter detalhes sobre como elevar o envolvimento social de suas vendas, assista a este vídeo tutorial sobre a integração de seu sistema CRM com o Twitter.

Recursos do artigo

Costumamos ver organizações terem uma elevação de 30% nas taxas de resposta quando usam mídias sociais apropriadamente" - Jonathan Block, diretor vice-presidente de práticas de tecnologia na consultoria SiriusDecisions